quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da Espiga

Olá a todos! Hoje não trago receita. quero partilhar convosco uma tradição já antiga.
   Hoje é Dia da Espiga ou Quinta feira da Ascensão. É o dia mais Santo, segundo a Igreja Católica e comemora-se 40 dias depois da Páscoa.
   Em certas Aldeias dizia-se que em determinada hora da Quinta- feira que Espiga, " os passarinhos não vão aos ninhos, as águas nos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda". Em algumas aldeias o leite produzido neste dia, não era vendido, era oferecido.

   Hoje um pouco por toda a parte se vê à venda os raminhos com espigas, papoilas, mal-me-queres, oliveira e rosmaninho ou alecrim , todos eles com o seu simbolismo :

Mal-me-queres Brancos : Simbolizam a Prata- o dinheiro
Mal-me-queres Amarelos : Simbolizam o Ouro -a riqueza
Espigas : Simbolizam o Trigo- para que nunca falte o pão
Papoilas : Para que tenhamos Saúde
Oliveira: Simboliza o Azeite e a Paz
Rosmaninho ou Alecrim : Para que tenhamos Alegria e Força

   Diz-se que devemos ter cinco pés de cada um deles no ramo, que deve ser atado e colocado detrás da porta da cozinha e há quem junte também um saco de pano com um pão feito neste dia que ficará guardado até ao próximo ano quando será comido e o ramo trocado por outro .Pois é ... Diz quem sabe que o pão feito e guardado neste dia não ganha bolor...
   Eu o pão não costumo guardar, mas o raminho compro todos os anos.
Este ano foi-me oferecido pela minha sogra :) Deixo aqui a foto


E por falar em tradições, não tem nada a ver ... mas aqui está também a foto de um pão doce 
que fazem na terra da minha Mãe .



 Bolema 
(conhecem ? )

É uma massa de pão doce recheada com açúcar e canela . 
Estas foram-me dadas pela minha Tia que trouxe de Tolosa (perto de Nisa)
ADORO!!!!! Então se for acompanhada de uma caneca de Café... hummmmmmm :P
Se alguém conhecer a receita e se poder partilhar, vou ficar muito agradecida :)

Desejo a todos uma excelente Quinta-feira ! 

Beijinhos Doces :)

 


6 comentários:

  1. Que giro, já vi muitas vezes mas não fazia ideia que tinha um significado tão complexo! Então, tudo de bom para ti!
    E esse pão doce tá de fazer inveja... com a ajuda das tuas palavras!!!lol, bom proveito
    Bjoca

    ResponderEliminar
  2. Cris... tivemos as duas a mesma ideia de falar no dia da espiga... eu conheço esse pao sim... e so te posso dizer... Adoro!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Joana Mata e Silvasexta-feira, 18 maio, 2012

    aqui está a receita pedida :)
    http://www.portugal.gastronomias.com/alentejo031.html

    Tb adoro e sempre que vou a casa da minha avó (Alpalhão, também lá perto) trago sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana!!!
      Que alegria logo pela manhã :) Muito obrigada!!!! Nós gostamos tanto, e cada vez vamos lá menos ... infelizmente ...Vou com certeza fazer!!!

      Beijinho e mais uma vez muito obrigado!

      Eliminar
  4. Ohhh.... Até a lagrima me chegou ao olho... Também aonde havia de chegar!!!! =) Ainda bem que celebramos bem o dia da espiga ontem!!!! ;) Beijinho grande. E quero aqui dizer faz favor que... que esse bolinho para mim é golema... =P

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !