domingo, 22 de julho de 2012

Dieta do Grupo Sanguíneo



Imagem retirada da Net

Porque o saber não ocupa lugar, e porque achei deveras curioso , partilho convosco :

  A dieta do grupo sanguíneo A

Aproximadamente 38% da população tem esse tipo sanguíneo. Com o início das práticas agrícolas, esse grupo foi um dos primeiros a evoluir (por causa do consumo de vegetais). As pessoas pertencentes a esse segmento saem-se melhor como vegetarianos. O aparelho digestivo é sensível, com dificuldades para decompor as proteínas e gorduras de origem animal, pois produzem menos suco gástrico. Alimentos como proteínas de soja, grãos, legumes, comidas frescas, orgânicas, peixes e frutas são muito importantes. O sistema imunológico é tolerante e reage melhor ao stress com actividades relaxantes.



A dieta do grupo sanguíneo O

Quase 50% da população apresentam este tipo de sangue. É o grupo mais antigo e resulta do cruzamento de várias culturas. Geralmente precisam comer proteína animal todos os dias. O aparelho digestivo é forte, pois produz sucos gástricos em abundância, importante para a digestão da carne. Porém, justamente por produzirem maior quantidade desses sucos gástricos, ocorre a maior incidência de doenças estomacais. Não são bem-vindos aveia, trigo, grãos e derivados do leite. O sistema imunológico é bem activo e consegue reagir ao stress com grande actividade física.



A dieta do grupo sanguíneo B

Cerca de 10% da população tem esse tipo de sangue. Ele surgiu quando os seres humanos migraram para o Norte, encontrando terras mais frias e sombrias. A dieta pode ser mais variada, incluindo carne, e é o único tipo de sangue que se dá muito bem com os lacticínios. O sistema imunológico das pessoas que tem o tipo B é forte, reage melhor ao stress com criatividade. As recomendações gerais de alimentação são: carnes como cordeiro, carneiro, coelho, peru; peixes como bacalhau, salmão, linguado; lacticínios como leite magro, iogurte e queijos; cereais como arroz, aveia, batata e inhame; azeite de oliva e muita verduras e legumes.


A dieta do grupo sanguíneo AB

Apenas 4% da população tem esse tipo de sangue. É uma adaptação moderna que surgiu da mistura do A e do B. Seu aparelho digestivo é sensível. Necessita de alimentos misturados em porções equilibradas. Já o sistema imunológico é excessivamente tolerante, tem reacções às mudanças dietéticas e de ambientais. No geral, os alimentos recomendados são carne, peixe, produtos do leite, legumes, cereais, frutas e verduras.


Fonte: Livro "Viva Melhor com a Dieta do Tipo Sanguíneo", de Peter D'Adamo (Editora Campus)

5 comentários:

  1. Mais uma dieta maluca! Esta não conhecia!...

    ResponderEliminar
  2. Mt interessante, parece o horóscopo do grupo sanguíneo, e até q bateu certo :) Thanks pela partilha! Bjinhos e bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  3. Eheheheheh.. Ja conhecia... mas foi muito bom partilhares!!!


    Ja sei que és tu que vai mandar a cor cá para fora... livra-te de mandar a "benipupi" .... senao em te apanhando cá em Agosto, fazes a minha e a tua!!!! eheheheeh

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Em cheio. Não conhecia esta dieta mas a minha (B) está perfeita. Mesmo o que gosto. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Cris,

    Desconhecia a dieta para o grupo AB, mas ainda mais desconhecia o facto de tão baixa percentagem de pessoas terem este tipo de sangue. Eu a pensar que era dos mais comuns !
    Enfim, sempre a aprender...
    Obrigada pelas dicas !

    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !