terça-feira, 27 de agosto de 2013

Um Pão de Ló para recordar em Tolosa

     
     Como vos tinha contado, este fim de semana que passou voltei a Tolosa, a terra dos meus avós maternos.
     Não ia lá há perto de uns 8 anos, desde que o meu avô faleceu não me fazia sentido ir lá ... A minha avó acabou por também deixar de lá ir devido não só a problemas de saúde como também pelas memórias que a casa e a "terra" lhe trazem...
     O estranho é que a vontade que me puxou para voltar foi a mesma : o meu avô.
     Sabem aquelas memórias que temos que de tão boas e tão intensas que foram nos fazem ouvir os sons dessa época e quase podemos sentir o aroma dessas recordações ?
     Quando entrámos na casa dos meus avós parecia que o tempo ali tinha parado. Como se estivesse a entrar dentro de uma fotografia que o tempo degradou. Estava tudo, ou quase tudo como a minha avó deixou da ultima vez que lá foi, mas com o efeito que o tempo faz ás coisas , envelhecido  ...
     Se até aqui pensava apenas nisso, agora não tenho dúvidas , quero mesmo dar um jeito aquela casa e quero voltar a levar lá a minha avó!
     
     Como ficámos instalados em casa dos meus tios, achámos por bem levar algo. Depois de muito insistir lá me "deixaram" levar um bolinho, e Pão de Ló pareceu-me bem :

Ingredientes :

7 ovos
150 gr de farinha sem fermento
300 gr de açúcar
1+ 1/2 c. chá de fermento para bolos 
Sumo de 1/2 limão 
1 c. chá de flower power ( opcional)
1 c. sopa de sementes de papoila 

Preparação Tradicional :

*Bater as claras em castelo e reservar.
*Bater as gemas com o açúcar até que fique um creme esbranquiçado e bem fofo,  nessa altura juntar o sumo de limão e bater mais um pouco .
*Numa taça juntar a farinha, o fermento, o flower power e as sementes de papoila e ir deitando no preparado das gemas colher a colher até ficar homogéneo . 
*Envolver delicadamente as claras em castelo e levar ao forno numa forma de chaminé ( de preferência forrada com papel cavalinho . ( eu não tinha não usei )
*Vai ao forno a 180ºC cerca de 40 min. ( fazer o teste do palito).

Preparação Bimby :

*Colocar a borboleta no copo e juntar os ovos (gema e clara) com o açúcar. Programar 7 min / Temp 37ºC /Vel 4.
*Findo esse tempo, voltar a programar o mesmo tempo e a mesma velocidade mas sem temperatura .
* Numa taça misturar a farinha, o fermento, o flower power e as sementes de papoila .
* Colocar a Bimby na velocidade 3 sem tempo e juntar o sumo de limão e de seguida a mistura da farinha aos poucos pelo bucal.
*colocar a massa numa forma de chaminé , de preferência forrada com papel cavalinho , e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC

A tradição manda cortar o Pão de Ló com a mão, mas eu gosto de le assim direitinho . E se for acompanhado de um café com leite , melhor :)




     Como o prometido é devido , aqui ficam as fotos do Fim de semana :


      Tivémos direito a uma actuação dos Bombos de Nisa mesmo à porta de casa , quando nos preparávamos para ir para a festa !


     A Sandrocas e Eu !


     Houve Tourada , para felicidade dos meus filhos ( não gosto nada .... )


     Isto sim, eu gosto! Foi bem engraçado .




     A rua em frente á casa dos meus avós .



     Não sei porquê mas sempre gostei deste quadro :)



     A Sandra, Eu e a minha Tia Rosa ( conhecida como Super Tia !)



     Vistámos a praia fluvial de Alamal no Gavião.











     BAILARICO !!!


     E aqui uma outra perespectiva da casa dos meus avós. 
     Quero MESMO recuperar esta casa...

     E ainda fomos apanhar amoras ! Olhem só para mim e para a Sandra :




     Ficámos todas "esgadanhadas" e arranhadas, mas valeu-nos 1,600kg de amoras !!! Para além de umas boas gargalhadas! Como de resto acontece sempre que nos juntamos :)

Adoro-te milhões Sandrocas !

A todos vós desejo um dia bem feliz ! Beijinhos doces :)

12 comentários:

  1. Adorei as fotos das férias e do pão de ló super fofo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que belas fotos e recordações! Assim como o pão-de-ló... Bem que eu comia um pedacinho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ás vezes o tempo é necessário até estarmos de novo preparados! Agora é seguir em frente com esse desejo :)
    O pão de ló está delicioso, com esse café com leite faz um óptimo lanche! :)

    A propósito de recordações e afins, já viste o meu desafio? :)
    http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2013/08/um-ano-e-com-ele-um-desafio.html

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Cris, afinal a vida é feita de recordaçoes tao nossas de momentos que por mais que partilhemos so nos os sentimos e regressar á infancia e aos aromas e sabores desta é sem duvida uma dadiva maravilhosa!!! Adoro!!!

    Fim de semana maravilhoso, ainda mais quando temos uma irma para o podermos partilhar!!!

    Beijocas

    Margarida

    * Ahhhh ainda vou a tempo, bolas que adorei o teu pao de lo... uma verdadeira maravilha!!!

    ResponderEliminar
  5. Que bom que foi ler as tuas palavras. Enchi-me de memórias parecidas e de cheiros tão característicos que só cada um de nós sabe apreciar. Mãos à obra Cristina e Sandra! Ponham essa casa linda que ainda vos pode dar boas recordações, a vocês e às vossas crianças. E que super tia!!!! Pergunta-lhe se ela não me adota, que eu prometo ser uma boa sobrinha. Ah e as amoras, as amoras. Também eu fui às amoras e fiz um belo geladinho que me compensou dos arranhões e do espinho que ainda tenho no dedo grande do pé. Beijinhos grandes, grandes para ti e manda sempre para a Sandra, pois nem sempre consigo visitar todos os blogues. E continuem manas unidas! É bonito!

    ResponderEliminar
  6. Que bom que foi ler as tuas palavras. Enchi-me de memórias parecidas e de cheiros tão característicos que só cada um de nós sabe apreciar. Mãos à obra Cristina e Sandra! Ponham essa casa linda que ainda vos pode dar boas recordações, a vocês e às vossas crianças. E que super tia!!!! Pergunta-lhe se ela não me adota, que eu prometo ser uma boa sobrinha. Ah e as amoras, as amoras. Também eu fui às amoras e fiz um belo geladinho que me compensou dos arranhões e do espinho que ainda tenho no dedo grande do pé. Beijinhos grandes, grandes para ti e manda sempre para a Sandra, pois nem sempre consigo visitar todos os blogues. E continuem manas unidas! É bonito!

    ResponderEliminar
  7. O pão de ló ficou lindo e com as sementes deve ter ficado uma maravilha.
    Belas fotos de momentos tão especiais
    bj

    ResponderEliminar
  8. Cris querida, adoro ver o amor que vc e a Sandrocas tem uma pela outra. Queria tanto ter uma irmã, iria ser muito mais feliz, infelizmente sou filha única, mas é muito gostoso ver o carinho que vc tem por ela, adorei as fotos, duas meninas lindas. Que lugar espetacular. As ruelas tão aconchegantes, tão charmosas. O baile que gostoso, acho que vc se divertiu muito, só não gostei da tourada, sou completamente contra, embora entenda as tradições. Amei o quadrinho, com os passarinhos e a frase, linda demais. O bolo ficou delicioso certamente. Minha mãe também dizia que pão de ló tem que ser cortado com as mãos hehe. Beijinhos. Lindo post

    ResponderEliminar
  9. É sempre bom revisitarmos os locais da nossa infância.

    O teu pão-de-ló estava com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei de ver as fotos:) O pão de ló está lindo e fofinho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Bemmmm Como já disse estou em modo jet lag!!! E este teu post passou me ao lado!! Devia de ser quando estava a dormir!!! =D Que fim de semana!!!! ;) Muito muito bom!!! Rendeu uns valentes abdominais!!! =) A tourada, não é tourada é uma pega, é diferente! Ninguém fez mal ao touro. Eu não gosto de touradas, mas esta até tolerei! Não havia cavalos em espinhos para atirar ao touro. Apenas homem vs touro! Achei que valia a pena explicar!!! Nós não vamos assim para touradas, mas que é isto!!!! =D Também te adoro milhões Sis!!! ;) Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !