Como vos tinha contado, este fim de semana que passou voltei a Tolosa, a terra dos meus avós maternos.
Não ia lá há perto de uns 8 anos, desde que o meu avô faleceu não me fazia sentido ir lá ... A minha avó acabou por também deixar de lá ir devido não só a problemas de saúde como também pelas memórias que a casa e a "terra" lhe trazem...
O estranho é que a vontade que me puxou para voltar foi a mesma : o meu avô.
Sabem aquelas memórias que temos que de tão boas e tão intensas que foram nos fazem ouvir os sons dessa época e quase podemos sentir o aroma dessas recordações ?Quando entrámos na casa dos meus avós parecia que o tempo ali tinha parado. Como se estivesse a entrar dentro de uma fotografia que o tempo degradou. Estava tudo, ou quase tudo como a minha avó deixou da ultima vez que lá foi, mas com o efeito que o tempo faz ás coisas , envelhecido ...
Se até aqui pensava apenas nisso, agora não tenho dúvidas , quero mesmo dar um jeito aquela casa e quero voltar a levar lá a minha avó!
Como ficámos instalados em casa dos meus tios, achámos por bem levar algo. Depois de muito insistir lá me "deixaram" levar um bolinho, e Pão de Ló pareceu-me bem :
Ingredientes :
7 ovos
150 gr de farinha sem fermento
300 gr de açúcar
1+ 1/2 c. chá de fermento para bolos
Sumo de 1/2 limão
1 c. chá de flower power ( opcional)
1 c. sopa de sementes de papoila
Preparação Tradicional :
*Bater as claras em castelo e reservar.
*Bater as gemas com o açúcar até que fique um creme esbranquiçado e bem fofo, nessa altura juntar o sumo de limão e bater mais um pouco .
*Numa taça juntar a farinha, o fermento, o flower power e as sementes de papoila e ir deitando no preparado das gemas colher a colher até ficar homogéneo .
*Envolver delicadamente as claras em castelo e levar ao forno numa forma de chaminé ( de preferência forrada com papel cavalinho . ( eu não tinha não usei )
*Vai ao forno a 180ºC cerca de 40 min. ( fazer o teste do palito).
Preparação Bimby :
*Colocar a borboleta no copo e juntar os ovos (gema e clara) com o açúcar. Programar 7 min / Temp 37ºC /Vel 4.
*Findo esse tempo, voltar a programar o mesmo tempo e a mesma velocidade mas sem temperatura .
* Numa taça misturar a farinha, o fermento, o flower power e as sementes de papoila .
* Colocar a Bimby na velocidade 3 sem tempo e juntar o sumo de limão e de seguida a mistura da farinha aos poucos pelo bucal.
*colocar a massa numa forma de chaminé , de preferência forrada com papel cavalinho , e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC
A tradição manda cortar o Pão de Ló com a mão, mas eu gosto de le assim direitinho . E se for acompanhado de um café com leite , melhor :)
Como o prometido é devido , aqui ficam as fotos do Fim de semana :
Tivémos direito a uma actuação dos Bombos de Nisa mesmo à porta de casa , quando nos preparávamos para ir para a festa !
A Sandrocas e Eu !
Houve Tourada , para felicidade dos meus filhos ( não gosto nada .... )
Isto sim, eu gosto! Foi bem engraçado .
A rua em frente á casa dos meus avós .
Não sei porquê mas sempre gostei deste quadro :)
A Sandra, Eu e a minha Tia Rosa ( conhecida como Super Tia !)
Vistámos a praia fluvial de Alamal no Gavião.
BAILARICO !!!
E aqui uma outra perespectiva da casa dos meus avós.
Quero MESMO recuperar esta casa...
E ainda fomos apanhar amoras ! Olhem só para mim e para a Sandra :
Ficámos todas "esgadanhadas" e arranhadas, mas valeu-nos 1,600kg de amoras !!! Para além de umas boas gargalhadas! Como de resto acontece sempre que nos juntamos :)
Adoro-te milhões Sandrocas !
A todos vós desejo um dia bem feliz ! Beijinhos doces :)
Adorei as fotos das férias e do pão de ló super fofo! ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Que belas fotos e recordações! Assim como o pão-de-ló... Bem que eu comia um pedacinho!
ResponderEliminarbeijinhos
Que recordações divertidas!
ResponderEliminarÁs vezes o tempo é necessário até estarmos de novo preparados! Agora é seguir em frente com esse desejo :)
ResponderEliminarO pão de ló está delicioso, com esse café com leite faz um óptimo lanche! :)
A propósito de recordações e afins, já viste o meu desafio? :)
http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2013/08/um-ano-e-com-ele-um-desafio.html
Que maravilha Cris, afinal a vida é feita de recordaçoes tao nossas de momentos que por mais que partilhemos so nos os sentimos e regressar á infancia e aos aromas e sabores desta é sem duvida uma dadiva maravilhosa!!! Adoro!!!
ResponderEliminarFim de semana maravilhoso, ainda mais quando temos uma irma para o podermos partilhar!!!
Beijocas
Margarida
* Ahhhh ainda vou a tempo, bolas que adorei o teu pao de lo... uma verdadeira maravilha!!!
Que bom que foi ler as tuas palavras. Enchi-me de memórias parecidas e de cheiros tão característicos que só cada um de nós sabe apreciar. Mãos à obra Cristina e Sandra! Ponham essa casa linda que ainda vos pode dar boas recordações, a vocês e às vossas crianças. E que super tia!!!! Pergunta-lhe se ela não me adota, que eu prometo ser uma boa sobrinha. Ah e as amoras, as amoras. Também eu fui às amoras e fiz um belo geladinho que me compensou dos arranhões e do espinho que ainda tenho no dedo grande do pé. Beijinhos grandes, grandes para ti e manda sempre para a Sandra, pois nem sempre consigo visitar todos os blogues. E continuem manas unidas! É bonito!
ResponderEliminarQue bom que foi ler as tuas palavras. Enchi-me de memórias parecidas e de cheiros tão característicos que só cada um de nós sabe apreciar. Mãos à obra Cristina e Sandra! Ponham essa casa linda que ainda vos pode dar boas recordações, a vocês e às vossas crianças. E que super tia!!!! Pergunta-lhe se ela não me adota, que eu prometo ser uma boa sobrinha. Ah e as amoras, as amoras. Também eu fui às amoras e fiz um belo geladinho que me compensou dos arranhões e do espinho que ainda tenho no dedo grande do pé. Beijinhos grandes, grandes para ti e manda sempre para a Sandra, pois nem sempre consigo visitar todos os blogues. E continuem manas unidas! É bonito!
ResponderEliminarO pão de ló ficou lindo e com as sementes deve ter ficado uma maravilha.
ResponderEliminarBelas fotos de momentos tão especiais
bj
Cris querida, adoro ver o amor que vc e a Sandrocas tem uma pela outra. Queria tanto ter uma irmã, iria ser muito mais feliz, infelizmente sou filha única, mas é muito gostoso ver o carinho que vc tem por ela, adorei as fotos, duas meninas lindas. Que lugar espetacular. As ruelas tão aconchegantes, tão charmosas. O baile que gostoso, acho que vc se divertiu muito, só não gostei da tourada, sou completamente contra, embora entenda as tradições. Amei o quadrinho, com os passarinhos e a frase, linda demais. O bolo ficou delicioso certamente. Minha mãe também dizia que pão de ló tem que ser cortado com as mãos hehe. Beijinhos. Lindo post
ResponderEliminarÉ sempre bom revisitarmos os locais da nossa infância.
ResponderEliminarO teu pão-de-ló estava com um aspecto delicioso.
Beijinhos,
Susana
As Papinhas dos Babinhos
Gostei de ver as fotos:) O pão de ló está lindo e fofinho!
ResponderEliminarBjs
Bemmmm Como já disse estou em modo jet lag!!! E este teu post passou me ao lado!! Devia de ser quando estava a dormir!!! =D Que fim de semana!!!! ;) Muito muito bom!!! Rendeu uns valentes abdominais!!! =) A tourada, não é tourada é uma pega, é diferente! Ninguém fez mal ao touro. Eu não gosto de touradas, mas esta até tolerei! Não havia cavalos em espinhos para atirar ao touro. Apenas homem vs touro! Achei que valia a pena explicar!!! Nós não vamos assim para touradas, mas que é isto!!!! =D Também te adoro milhões Sis!!! ;) Beijinho
ResponderEliminar