Desde há algum tempo que tenho por hábito fazer doces e compotas.
Com o tempo fui aperfeiçoando algumas que deixaram de ter apenas os ingredientes básicos e comecei a colocar especiarias que gosto.
Deixaram também de ser apenas doces para começar a guardar as frutas e legumes em calda , quando tenho em excesso.
Tudo isto está muito bem, mas não podemos esquecer-nos que para termos conservas perfeitas durante alguns meses temos de ter algumas regras básicas.
Se antes as nossas avós conseguiam fazer uma conserva ou uma marmelada que durava 1 ano inteirinho sem se estragar, nós também conseguimos !
Claro que em nossas casa não temos os meios tecnológicos que existem a nível industrial, mas antigamente também não existiam e esta técnica culinária remonta a milhares de anos , seguindo alguns cuidados básicos temos produtos de qualidade por vezes superior ao que se vende nas lojas.
Regras básicas a ter em linha de conta :
Os ingredientes -chave das conservas:
- o Açúcar - nas marmeladas e doces
- o Vinagre - nos Pickles
- o Azeite - nas conservas de peixe e legumes
- o Álcool - no caso dos licores
São as altas concentrações destes ingredientes que nos permitem conservar com garantia . Numa receita que nos seja passada temos sempre de respeitar a medida destes ingredientes.
Cuidados a ter :
1- lavar e esterilizar os frascos :
Muito importante , lavar os frascos com água bem quente á mão ou na máquina de lavar loiça a uma temperatura alta ( se forem frascos reutilizáveis retirar todo o vestígio de cola) depois colocar os frascos no forno a 100º durante pelo menos 10 minutos, ou até que sequem completamente. Só se retira os frascos quando os fomos encher, a ideia é mante-los quentes para evitarmos as bactérias e os fungos.
2- Encher os frascos :
Quando temos tudo pronto para começar a encher os frascos, retiram-se então ( ainda quentes) do forno com a ajuda de uma pinça e colocam-se sobre uma tábua ou um pano para que não rachem. enche-se com a receita que fizemos e deixamos cerca de 1 cm de distância para o topo. Se for uma conserva fria , deve-se deixar arrefecer um pouco depois de cobri com o azeite.
Fecham-se bem os frascos e voltam-se de tampa para baixo cerca de 5 minutos, passado esse tempo voltam-se e deixam-se arrefecer completamente.
3- Pasteurização :
Processo que consiste em ferver as conservas depois de feitas por forma a prolongar mais a sua durabilidade.
Alguns produtos têm uma duração prolongada e nesse caso não será necessário recorrer à pasteurização, como é o caso das conservas em azeite , os doces e as geleias. Mas se fizermos frutos em caldas ou peixes, precisamos de pasteuriza-los por forma a podermos guarda-los na dispensa . Se não a fizermos teremos de coloca-los no frigorífico.
Para pasteurizar colocam-se os frascos numa panela grande sobre um pano ( para que não tombem) , cobre-se com água e leva-se ao lume a ferver. Deixa-se ferver cerca de 30 minutos.
Antes de tirar os frascos da panela , certifique-se de que estes estão já frios.
4- Etiquetar e Guardar
Todos os doces e conservas devem ser etiquetados , onde deverá constar o que contém , bem como a data a que foi feito.Podemos decorar os frascos a gosto, com tecidos, canetas , etiquetas personalizadas. Tudo depende da nossa imaginação.Uma vez prontas, guarde as conservas em local frio e seco, abrigadas da luz solar.
5- Saborear
Antes de servirmos as nossas conservas devemos sempre analisar se estão em perfeitas condições. Mesmo com todos estes cuidados pode eventualmente aparecer um bolor ou um odor desagradável. Apesar do risco ser infimamente menor, existe.
Se estiver tudo bem, podemos então desfrutar a nossa conserva. Depois de aberta deveremos manter sempre no frigorífico e consumi-la no menor tempo possível.
O bom deste processo é que nos permite conservar os produtos de cada estação do ano que por vezes temos em excesso e consumi-lo quando quisermos .
Baseado da Revista Bimby, Momentos de partilha de Junho 2013
Hoje foi um post diferente mas penso ser útil.
A todos desejo um dia feliz !
Beijinhos doces :)
Interessante :) Obrigada pela partilha :)Bjs
ResponderEliminardicas muito úteis que fazem sempre jeito saber... é óptimo o que podemos aprender uns com os outros!
ResponderEliminarBom dia minha querida e docinha amiga!!!
ResponderEliminarMais que util... adorei o teu post super informativo!!! Tb gosto de fazer essas coisas em casa sao sempre mais naturais que as de compra onde como referes é tudo industrializado!!!
Beijocas
Margarida
Na minha família sempre tivemos este hábito e não há nada melhor que ter sempre as nossas compotas o ano inteiro :)
ResponderEliminarÓptimas dicas!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Muito útil, com certeza! É sempre bom (re)aprender estas dicas :) Bjinhos e bom fds.
ResponderEliminarPara mim foi muito útil! Guardei para mais tarde revisitar sempre que tiver dúvidas na preparação de conservas.
ResponderEliminarMuito bom. Parabéns pelo site.
ResponderEliminar