terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia 1 na Cozinha - Fritatta de Legumes



     E já chegámos à 5ª edição de mais um Dia 1 na Cozinha! Este mês o tema são as Fritattas de Legumes !


      Desde cedo me lembro de comer fritattas na minha avó Adelina , que faz umas fritattas de batata como ninguém, a par das do meu avô Mouro que fazia uma de bacalhau que era qualquer coisa ! Claro está que não lhes chamávamos fritattas na altura , mas o sabor e a forma de fazer era o mesmo.

    Costumo fazer com alguma frequência este tipo de "prato" , muitas das vezes acabam por ser uma forma rápida de desenrascar um almoço para mim e para o maridão, ou mesmo por ser um complemento de um prato, já para não falar que é sempre uma boa forma de gastar alguns ingredientes que acabam por ficar esquecidos na gaveta do frigorífico.

     Foi o caso destes Tomates Cereja e destes Brócolos .

Ingredientes:

Tomates Cereja qb
Brócolos qb
Alho Francês qb
Rebentos de Soja qb
4 Ovos
1 pitada de sal
1 C. chá de Caril
2 C. sopa de Leite
Queijo Ralado a gosto

Preparação:

Colocar os legumes numa taça, corta-los ou mante-los inteiros, juntar os ovos , o sal e o caril e envolver tudo. Adicionar o leite e o queijo ralado e envolver mais um pouco.
Numa frigideira anti aderente fritar de um dos lados, voltar a fritatta e coloca-la no forno a 180ºC pré aquecido até ficar tostadinha .


     As fotos não estão as melhores... Aliás foram mesmo as possíveis , pois queimei a palma da mão esquerda a pegar no cabo da frigideira sem pega. O sabor, esse ficou como eu esperava! Por norma coloco sempre fiambre, chouriço, ou salsichas nas fritattas, mas realmente não senti necessidade. Acompanhámos com uma sopinha e ficámos saciados.
     A mão, depois de ter estado cerca de 1 hora com ela debaixo de água, adormeci com uma gase de parafina e apesar da dor que ainda sinto, pelo menos não fez bolha ... Enfim, já passou e hoje está quase boa!


     Espero que gostem da sugestão :)

     Beijinhos doces e uma Terça-feira feliz!

25 comentários:

  1. Que bom aspecto! Espreita o desafio no meu blog ;)
    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2013/10/desafio-de-outono-cozinha-rapida.html

    ResponderEliminar
  2. Frittatas a montes... já vi várias e qualquer uma delas me fizeram crescer água na boca!

    ResponderEliminar
  3. E que bela participaçao minha linda Cris... saudaditas tuas!

    Lembro da minga vozita tb fazer az frittatas claro que om outro nome ehehhe.. tempo bom

    Espero que estejas melhor da mao.linda custa tanto


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Querida Cris,

    Caril e bróculos na fritatta... que inovação deliciosa.. és uma cozinheira de mão-cheia, não me ocorreria... !
    Que linda ficou, fantástica e faço uma pequena idéia do aroma com que ficou a tua cozinha ! :)
    Adorei, amiga ! Muito obrigada pela tua participação ! :)

    Beijinhos grandes *

    ResponderEliminar
  5. Hummmm, que delicia que deve ter ficado!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  6. Caril na frittata hummmm, gosto ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. hmmm daqui saiu com 2 ideias deliciosas
    A tua com caril que gosto imenso e do avo Mouro com o bacalhau que eu adoro :D
    Adorei!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Cristina!
    Sua frittata ficou com um aspecto delicioso, parabéns!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adoro frittatas, tem sido um dia em cheio! Adorei a tua!

    ResponderEliminar
  10. Olá Cristina!
    Gostei da tua fritatta, realmente faz uma refeição leve ou acabamos com legumes
    que não saberia-mos onde utilizar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Cris a queimadura não estava no programa miga. Imagino as dores. Mas se já está melhor, otimo. E a tua Frittata está linda e deliciosa, tem broculos e tomate como a minha.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  12. Que delicia que está...e com o toque de caril, ainda melhor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olha sabes que ontem andei à procura de especiarias e começo agora a enveredar por esse caminho!
    E agora ao ver a tua frittata lembrei-me e parece que lhe sinto o cheirinho! Ainda bem que a tua avó te incumbiu esse gosto!!!
    Está perfeita minha linda!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  14. Parece-me muito bem! O caril dá-lhe um toque diferente.Parabéns

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que bom aspecto... tenho de experimentar...
    Bjos
    https://bolinhosdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Que ingredientes tão bons! Deve ser deliciosa, e diferente...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Huummm tem bom ar, gostei dos legumes :) e da fatia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá Cristina! Gostei do aspecto da tua frittata e a avaliar pela escolha dos ingredientes deve ter ficado deliciosa. Excelente participação. ;)
    Beijo.

    Célio

    ResponderEliminar
  19. Ai Cristina que delícia!!!!
    Beijinhos
    Lúcia

    ResponderEliminar
  20. Uma combinação fabulosa!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  21. Olá minha querida!!

    Antes de mais, como está a tua mão??? espero que sem mazelas que se notem no futuro!!
    Gostei muito da tua fritatta, realmente, depois de ver o desfile no grupo, agora posso dizer que se pode fazer este prato com tudo! Mas tudo mesmo! Não houve uma repetida! :)))

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    Estas refeições são uma maravilha. Cheias de cor e saudáveis.
    Parabéns
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Bolas.... não precisavas queimara mão né!!!!! eu quando uso o forno geralmente também me queimo, aliás é raro é não me queimar, felizmente são coisas pequenas, espero que já estejas bem

    A frittata está bem bonita e com ingredientes que só podem ter dado um excelente sabor

    Beijokas

    ResponderEliminar
  24. Oh que coincidência, a minha avó tb se chama Adelina :)
    Goste muito da tua fritatta, ficou linda.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !