sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pataniscas de Pescada



     Por norma à noite costumo ter sempre sopa . O Nuno consegue comer apenas isso mesmo mas eu tenho sempre de ter algo mais , até porque os cachopos lá de casa são de alimento e não se contentam só com a sopa , por mais "entulho" que lhe ponha.
     De cada vez que pergunto: Miguel o que faço para logo com a sopinha  , a resposta é sempre: Pataniscas!
     Eu bem tento fugir de todas as formas ás ditas... até porque muito excecionalmente faço fritos em casa , e as ditas pataniscas são mesmo um pitéu da D. Nina ! ( A senhora minha mãe ). Já tentei uma série de vezes e não ficam como as dela , e desta vez também não ficaram!


Ingredientes: 

2 tranches de Pescada
1 Cebola grande
2 Ovos
175gr de Farinha 
150gr de Água 
Salsa qb
Sal e sunkiss (mistura de especiarias à base de caril) qb

Preparação: 

Picar a cebola bem fina juntamente com a salsa e numa taça juntar todos os ingredientes, com excepção do peixe. Bater bem para que fique uniforme. Juntar então o peixe, prefiamente lascado. ( utilizei os tranches crús e descongelados). Envolver novamente agora com o peixe.

Colocar ao lume uma fritadeira com óleo abundante e fritar este polme ás colheradas . Como se fossem pataniscas ou sonhos.
Detirar assim que fritos para um prato com papel absorvente e servir .

Dica: Para saber se óleo está quente o suficiente para fritar , basta colocar o "rabo" de uma colher de pau no óleo e se fizer bolhinhas é porque está no ponto certo!


     Pois é verdade, estas levaram mesmo pescada . Quando vou para ir buscar a posta de bacalhau para fazer as pataniscas não havia uma única ... Mas como tinha uns tranches de pescada resolvi inventar! E em muito boa hora o fiz, pois ficaram muito leves e muito saborosas .


     A todos vós desejo um dia feliz e um excelente fim de semana!
     Beijinhos doces !

9 comentários:

  1. Adoro pataniscas mas de pescada nunca fiz.
    Gostei das tuas e já levava algumas para o almoço
    bj

    ResponderEliminar
  2. Gostei dessas pataniscas de pescada :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto, devem ter ficado muito saborosas

    ResponderEliminar
  4. Cristina, é caso para dizer...olha a bela da patanisca...!

    Ficaram deliciosas.

    Beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Eu sei... eu sei... tens todos os motivos para estares zangada comigo pois eu simplesmente parece que desapareci do mapa mas as coisas por aqui nao tem andado nada façeis e ate mesmo o meu blog parece mais abandonado ás moscas pelas poucas vezes que eu la vou!!! Menina eu sou como o teu Miguel... adoro pataniscas sejam la elas do que forem feitas, mas que gosto, gosto e muito!! que aspeto tentador!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. E como gosto de pataniscas Cris. A muito tempo que não faço bolinhos assim tão apetitosos. E sendo de peixe a vontade aumentou. Gostei da sua receita. Beijinhos, bom final de domingo

    ResponderEliminar
  7. Que boa forma de utilizar pescada! Adoro pataniscas :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro pataniscas e as tuas ficaram perfeitas :) Tão fofas!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !