sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Salsichas frescas em couve chinesa



     Quando era miúda e sempre que via a minha mãe fazer isto para o meu pai, ficava com "estômago embrulhado" só de pensar : como é possível alguém comer as couves assim... enroladas em salsicha.
     Felizmente que os meus gostos culinários mudaram e em boa hora experimentei esta iguaria que só de olhar para as fotos me dá vontade de voltar a fazer!


     Tenho feito da maneira tradicional, mas desde que descobri a receita feita na Bimby ( que curiosamente está no livro base) confesso que tenho preferido.  De qualquer forma vou colocar as duas versões .
     Estas salsichas por norma são vistas com couve lombarda, mas como não "me dou muito bem" com esta couve , por norma faço ou com couve coração ou , como neste caso, com couve chinesa.


Ingredientes:
(para 4) 

8 Salsichas frescas
1 Couve Chinesa
150gr de Bacon cortado aos cubinhos
100gr de Cenoura
50gr de Azeite
150gr de Cebola 
200gr de Tomate
150gr de vinho branco 
Sal qb 


Preparação Tradicional:

Escaldam-se a couves em água a ferver e enrolam-se as salsichas , segurando-as com um palito, reserva-se.
Num tacho coloca-se a cebola picada, o tomate em pedaços pequenos e a cenoura aos cubos . Rega-se com o azeite e refoga-se . Junta-se o Vinho branco e tritura-se com a varinha mágica. 
Adiciona-se então o bacon, o sal e as salsichas já enroladas e deixa-se cozinhar numa temperatura média / baixa cerca de 30 minutos.
Acompanhe com arroz branco ou batata cozida.

*
Preparação Bimby:

Escaldam-se as couves em água a ferver e enrolam-se as salsichas na couve segurando-as com um palito. Colocam-se na varoma e reserva-se.
Deita-se no copo o azeite, a cenoura , o tomate e a cebola e pica-se 10 seg/ velo 5.
Junta-se o bacon e refoga-se 5 min/ temp varoma / vel 2 
Adiciona-se o vinho, o sal e coloca-se a varoma com as salsichas já enroladas e programa-se 25 min / temp varoma / vel 2 .  Por norma é suficiente para cozer a couve, se não coloca-se mais uns minutos à mesma temperatura e velocidade.
Retira-se para uma travessa funda e rega-se com o molho. 

Acompanhei com batata cozida, mas também fica bem com arroz branco .




     Lá por casa eu e o maridão adoramos :)

Espero que gostem da sugestão.
Beijinhos doces, bom fim de semana e sejam felizes !

2 comentários:

  1. Tem muito bom aspeto, por acaso nunca fiz....muito bom aspecto mesmo, esse molho ficou mesmo bom, bjs

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição bem apetitosa!
    Eu gosto imenso, mas cá em casa não tenho ninguém que me acompanhe neste tipo de refeição por isso nunca faço.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !