quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Pavlova com doce de ovos , o Primeiro desafio de 2014 !



     Um novo ano começa e com ele 365 novos dias cheios de novas oportunidades, novos sonhos, novos desafios! 
     Hoje é o primeiro dia do ano e o primeiro Dia 1 na Cozinha de 2014 ! Foi-nos pedido para fazermos uma iguaria de Natal .



     Confesso que desde que a querida Isabel me convidou para aderir ao grupo tenho sempre participado com muito prazer. Todos eles têm sido verdadeiros desafios mas acho que este me meu um gosto especial. 
     Desde há muito que queria fazer uma Pavlova era mesmo um dos meus objectivos culinários se assim posso chamar para este ano que passou . Não sendo uma iguaria tradicional de Natal foi feita para este Natal! E aqui está ela,  directamente da minha cozinha para o primeiro desfio de 2014 :)  
Esta receita da Pavlova foi baseada na de Donna Hay para o Masterchef Austrália 

Ingredientes:

8 Claras de ovo
440gr de Açúcar em pó 
4 c,chá de maizena peneirada
4 c. chá de vinagre de vinho branco

Preparação :

Ligar o forno a 150ºC
Bater as claras em castelo firme , mas com o cuidado de não ficar muito firme. Adiciona-se então o açúcar aos poucos continuando sempre a bater entre cada adição. As claras deverão ficar com este aspecto: muito brilhantes e bem firmes.


     Juntamos então a maizena e o o vinagre e bate-se mais um pouco para envolver bem .
Forramos um tabuleiro com papel vegetal e colocamos as claras em cima por forma a fazer um circulo.


     Coloca-se a Pavlova no forno e reduz-se para 120ºC . Deixa-se cozinhar 1h 20m sem abrir o forno. 
Quando terminar o tempo desliga-se o forno mas deixa-se arrefecer completamente o forno antes de o abrir. 

     Retiramos e colocamos no prato de servir virada ao contrário .
     Eu não fui capaz de a inverter... tive receio que se desmanchasse . Cobri com doce de ovos e decorei com chocolate ralado. 





     Segundo o Masterchef :  No fim o que conta é o sabor ! E esse tinha , e muito !!!
     Ficou simplesmente fabulástica!






     Acho que se pode dizer Perfeita mesmo :)  Ficou com a "crosta" crocante , a parte mais "esponjosa" por dentro que se desfaz na boca e o doce de ovos faz uma verdadeira maravilha ao paladar. 
     
     A todos vós que por aqui passam sendo ou não seguidores, os meus votos sinceros de Feliz ano novo! 
     Que seja um ano bem doce, cheio do que vos faz sorrir! Como diz a minha irmã : Que o melhor de 2013 seja o pior de 2014 :)

     Beijinhos bem doces recheados de amizade !


22 comentários:

  1. Fiquei cheia de vontade de provar!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Wow!! Cristina: está fabulosa!!!! Também ando para fazer a pavlova,mas tenho sempre receio que saia mal. Adorei a tua receita e a apresentação, que está maravilhosa!!!
    Bjn e feliz Ano Novo
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um ar bastante apetitoso!

    Feliz 2014.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Cristina,
    Adorei a tua Pavlova e apesar de não ser um doce de Natal faz sempre sensação. Eu também fiz uma para o almoço de Natal mas de frutas. Com doce de ovos ainda não fiz mas o aspeto é maravilhosamente guloso e tentador. Levo a receita.
    Bjnhos e um excecional 2014!
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom Ano Novo!
    Que seja bem próspero e carregado de saúde e felicidade :)

    ResponderEliminar
  6. Eu nesta quadra já fiz 3 pavlovas, entre Natal, Ano Novo e aniversário do filhote, mas sempre com frutos...esta ficou-me "debaixo de olho"! Deliciosa!
    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  7. Uau ficou uma delicia mesmo, Cristina, adorei. Também me estreei nas Pavlovas, é um doce muito versátil e delicioso.

    Um Feliz Ano, para ti e a tua familia linda, incluindo os de 4 patas...
    Um beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Ola minha querida Cris!!!

    Eu ainda ando a ver quando me estrear nas pavlovas... confesso que quero muito pois tenho a certeza que vou adorar... a Tua esta excelente crocante em cima, esponjosa em baixo e esse doce de ovos... Hummmm loucura total... adorei!!!

    Amiga um excelente ano de 2014 que todos os teus desejos e sonhos começem o caminho da concretizaçao e que haja paz, saude e amor... regados com muita felicidade!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Querida Cris,

    O Natal é quando nós quisermos e na nossa mesa figura aquilo que mais gostarmos ! :)
    Por isso, esta tua pavlova está perfeita numa mesa de natal, profundamente rica e belíssima !
    Obrigada por teres abrilhantado o nosso desfile com esta receita e obrigada por estares uma vez mais connosco ! :)
    Um Bom Ano, querida ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Uma ideia muito apetitosa e linda!
    Excelente participação!
    Bjs e bom ano!

    ResponderEliminar
  11. Olá Cris
    Adorei a tua pavlova, está com um aspecto divinal, nunca fiz mas depois de olhar é tua fiquei mesmo com vontade de experiemntar
    Beijokas e um feliz ano novo

    ResponderEliminar
  12. Adoro pavlovas e esta ficou fantástica!
    Feliz 2014
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Simplesmente linda! Fantástica
    Beijinhos e um bom ano
    Lúcia

    ResponderEliminar
  14. Ficou fantástica! eu também fiz de chocolate para a passagem do ano mas fiz menos quantidade e ficou mais baixa, o teu interior optimo! bjks e bom ano

    ResponderEliminar
  15. Olá Cris:)

    Eu já fiz duas pavlovas de chocolate e adorei mas ando ansiosa para provar uma como a tua e com o doce de ovos deve ser perfeita. Aposto que foi a delícia do Natal:)

    Desejo-te um bom ano de 2014 cheio de boas e deliciosas realizações:):):)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ficou mesmo linda e o interior é uma delicia, ainda não tive coragem de fazer:)

    Beijinhos e um bom ano

    ResponderEliminar
  17. Ficou linda e devia estar deliciosa!!
    Beijinhos e Feliz 2014!

    ResponderEliminar
  18. Hummmm! que delicia de sobremesa.
    Bjs e Bom Ano.

    ResponderEliminar
  19. WOW!!! ficou fantástica!!!
    A fatia está mesmo com um aspecto soberbo
    Um doce 2014

    ResponderEliminar
  20. Olá Cristina! Eu adoro pavlovas, também fiz duas este Natal, uma de frutos vermelhos e outra de Capuccino. Esta, com doce de ovos ficou com um aspecto magnifico. Deve ser mesmo divinal e aquele interior húmido está perfeito. Vou anotar a receita. ;)
    Beijinho e votos de um Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  21. Adoro pavlova e é sempre um excelente oportunidade para aproveitar claras, caso não se queira fazer doce de ovos, claro :)
    As imagens das claras branquinhas e bem firmes deixou-me muito feliz, adoro essa brancura doce.
    Imagino que tenha sido muito apreciada, tem um aspeto guloso e bem apetecível.
    Parabéns pela partilha no grupo
    Bom ano 2014 com tudo de bom
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Ficou um espetáculo e esse sabor, ai, ai...
    Bom ano, bjs, Susana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !