quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tarte de Chocolate Merengada


     O blog Ponto de Rebuçado da querida Maria João , completa este mês 1 Ano. Para comemorar desafinou-nos a elaborar uma receita com o ingrediente preferido por ela :  CHOCOLATE !
     Bom, eu andava cheia de vontade para experimentar fazer uma tarte destas, faltava-me era o pretexto, como a minha irmã fez anos no passado Domingo juntou-se o útil ao agradável !
   
     Tarte de Chocolate Merengada 


Ingredientes

Base:

200gr de Bolachas Digestiva
75gr de Margarina 

Mousse:

3 Ovos 
100gr de Chocolate de Culinária
3 C. sopa de Açúcar
50gr de Manteiga 

Merengue:

6 Claras
10 c. sopa de Açúcar em Pó
1 c. sopa de Vinagre 
1 c. sopa de Maizena 

Preparação 

Base: 

Picar as bolachas num robot de cozinha juntamente com a margarina até formar uma pasta moldável. Com esta pasta forrar o fundo de uma tarteira, prévimente untada com um pouco de margarina. Não esquecer de forrar também as laterais da forma . Reservar.

Mousse:

Derreter o chocolate com a margarina e reservar.
Separar as gemas das claras . Bater as claras em castelo bem firme . Adicionar o açúcar ás claras, colher a colher.
Juntar as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adicção e por fim a mistura do chocolate e da margarina , em fio e mexendo sempre.
Deitar a mousse por cima bolacha na tarteira e levar ao forno a 180ºC por 10 minutos .

Merengue:

Bater as claras em castelo não muito firme e adicionar o açúcar colher a colher batendo sempre e por fim adicionar o vinagre e a maizena. As claras deverão ficar muito firmes e brilhantes .
Colocar o merengue por cima do chocolate e com uma colher formar picos no merengue. 
Queimar com um maçarico de cozinha ou levar ao grill ( atenção pois queima com facilidade ). 

Nota: Preparar o Merengue apenas quando a tarte estiver fria. 



     Esta é a foto possível do interior :)  Quase me esquecia de tirar .


     Espero que gostes Maria João. Uma vez mais os meus parabéns pelo excelente Blog e desejo-te muitas felicidades !

A todos vós, continuação de uma boa semana !
Beijinhos doces :)

19 comentários:

  1. Oh Cristina... até me custou a chegar ao fim do post... andei para cima e para baixo, ora a ler a descrição da receita, ora embasbacada com a delícia que as fotografias mostram! Linda e deve ficar deliciosa!
    Obrigada pela tua presença!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já se comia... está fantástica!!! bjks

    ResponderEliminar
  3. que bom aspecto... adoro sobremesas com merengue.
    bjos
    bolinhosdoces

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda e tão gulosa.adorei.
    A festa da João vai ser um sucesso
    bj

    ResponderEliminar
  5. Aiiii minha querida Cris

    Eu fiquei aqui a babar so de ver esta tua tarte de chocolate merengada e com vontade de comer uma bela fatia dela... Hummmm

    A Maria Joao vai gostar alias adorar!!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Bom pretexto! Guarda uma fatiazinha para mim. Isto é, se ainda sobrou... Suas gulosas!

    ResponderEliminar
  7. Ummmmmmmmmmmm deliciosa¡¡¡¡¡¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  8. Pois pois... Eu tinha que ser a cobaia!!! =D Mas estava divinal!!!! =P

    ResponderEliminar
  9. Que espectáculo de tarte Cris.
    Adoro tartes meregadas e esta com chocolate, fica ainda mais indulgente!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. e lá vens tu com a tentação do chocolate, isto é um atentado melher.
    Mas primeiros, Parabéns à MANA! Sandrocas conta lá, estava boa a tarte?...podes dizer aqui no meu ouvido que ninguém ouve..LOLL
    Muito bom aspecto e não parece difícil, vou registar!!...
    Beijokas fofas

    p.s. O Master correu bem, agora é esperar ...

    ResponderEliminar
  11. Hum que bom aspecto e o interior que guloso ficou, está com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Deve estar absolutamente deliciosa!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha



    ResponderEliminar
  13. Linda e uma iguaria dquelas de tirar o chapéu. Adorei.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  14. Fiquei com vontade de fazer e comer :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !