quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Creme de Abóbora e Camarão e ... Um Desafio !!!

   Muito boa tarde a todos ! É impressão minha ou esta semana está difícil de passar ???
É que nunca mais chegamos a Sábado !

   Bem, mas o que me traz hoje aqui é a Sopa que fiz para a passagem de ano, com a qual concorri ao passatempo da revista Bimby deste mês. Deixem-me dizer-vos que não tenho por hábito fazer sopa na Bimby, mas cada vez mais me rendo ás evidências e realmente ficam fenomenais !!!!

   Ahhhh , antes da receita, já me esquecia outra vez !  A Sandra , do Blog Xandaspot lançou um passatempo! A participação é muito simples: têm de sugerir um bolo, uma tarte ou mesmo uma torta , algo com que ela possa fazer e presentear os colegas de trabalho no dia do aniversário dela, que está mesmo aí a espreitar. Vão lá espreitar e participem !!! E nada de desculpas de ahh e tal não tenho blog não posso participar . Nada disso porque podem participar através de email !! Vá toca lá a participar !!! :D

   Bom, cá vai então a receita que está na revista Bimby deste mês :

Creme de Abóbora e Camarão :

A minha mesa de Passagem de Ano 

Ingredientes:

30 gr de Sementes de Abóbora
Azeite para Saltear
Folhas de Tomilho
1 pitada de Flor de Sal
400 gr de Camarão com casca
4 dentes de Alho
30 gr. Azeite
10 gr. Manteiga
1 Malagueta Vermelha seca
Sal qb
1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico
150 gr de Cebola
800 gr de Abóbora em pedaços
150 gr. de Batata em pedaços

Preparação :

1 - Numa frigideira bem quente saltear as sementes de abóbora num fio de azeite com as folhas de tomilho e a flor de sal . Retire e reserve em papel absorvente.
2-  Preparar o fumet ( que é uma coisa fantástica , mesmo ! ) Descasca-se os camarões e põe-se no copo as cascas e as cabeças do camarão e as 400gr de água e programe 5min / 100º / vel 2. Coar depois de pronto e reservar .
3-  Com o copo limpo colocar o alho, o azeite e a manteiga e programar 8 seg / vel 5
4-  Refogar 3 min / varoma / vel 1
5-  Adicionar o miolo de camarão , a Malagueta( eu não utilizei), o sal e programar 2.30 min / varoma / velocidade inversa
6-  Juntar o vinagre e envolver 30 seg / Varoma / velocidade inversa. Terminado este tempo, retire a malagueta, o camarão e reserve.No copo deixe apenas o refogado.
7-  Colocar a cebola no copo e picar 5 seg / vel 5 e refogar 5 min / varoma /vel 1
8- Juntar a abóbora, a batata e o fumet reservado e programar então 25 min /100ºc / vel 1
9- De seguida triturar 1 min progressivamente vel 3 / 5 / 7 ( Atenção !!! Esperem sempre uns 5 segundos antes de abrir a tampa de modo a evitar salpicos que podem queimar) .

   Finalmente é só adicionar o Camarão e as sementes de abóbora . Eu acrescentei ainda mais um pouco de Tomilho fresco ( nova aquisição para a minha horta !)

   Só vos digo amigas...  É excelente ! Fica super aveludada , e muito mais suave que um creme de marisco!
Vale mesmo a pena experimentar !!!

Aqui mais de perto :))

  E por hoje é tudo! Não se esqueçam do desafio da Sandrocas !!! 

Beijinhos doces e tenham um dia feliz!!!

2 comentários:

  1. Epá .... Não sobrou nada para mim?!!! É que tem um aspecto!!!! Obrigada Cris pelo incentivo!!!! ;) beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Olha muito fixe...vou tentar fazer alguma coisa... vamos ver....bjokitas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !