Esta é talvez uma das únicas sopas que a minha filha come sem reclamar.
Só costumo fazer nos dias frios , mas ontem estava mesmo a apetecer-me ...
Esta sopinha traz-me à lembrança os meus tempos de menina , em que ficava em casa da minha Avó Adelina . Ela fazia esta sopa sempre acompanhada com toucinho , chouriço e farinheira e realmente
sentiamo-nos regalados depois de a comer.
Fiz assim:
Refoguei num pouco de azeite 1 cebola grande picada fininha e acrescentei
2 colheres de sopa de polpa de tomate e um caldo Knorr de legumes .Deixei refogar durante uns minutos e acrescentei cerca de 250 gr de feijão manteiga ( a minha mãe costuma cozer e dar-me e tenho sempre congelado já pronto a ser utilizado) e cerca de 1 litro de água quente . Deixei ferver, temperei com sal e acrescentei massa de cotovelinhos a gosto. Quando a massa estava praticamente cozida, rectifiquei os temperos e abri 4 ovos para dentro da panela ( com cuidado para que não se juntassem ).
Ferveu mais 7 a 8 minutos e servi de imediato .
Ficou apenas a faltar a folhinha de hortelã ... A minha secou e ainda não repus ... Mas soube-nos muito bem. É uma refeição que sempre nos consola :)
À falta dos enchidos, acompanhámos a sopa com um Queijo da Serra da Estrela .
Para hoje é esta a minha "receita" , desculpem não colocar quantidades precisas , mas esta sopinha
é feita mesmo com aquele doseador fantástico : o olhometro ! ( que é como quem diz, a olho!)
A todos vós que me seguem e a todos os que por aqui passam e deixam ou não um miminho , comentando as minhas partilhas, um muito obrigado. Obrigado mesmo!
Quando me atrevi a criar os meus Salpicos nunca imaginei o quanto me iria fazer feliz partilhar as minhas "coisas" e poder aprender tanto com todos os blogs que sigo. Muito obrigada !
Beijinhos doces e tenham um dia muito, mas muito feliz :)
Não é só quando está frio que nos apetece coisas que normalmente só comemos quando está frio... Faço sentido?! Muitos Parabéns pelo blog que criaste!! É excelente sim senhora!!!
ResponderEliminarBeijo grande!! E tu sabes que eu adoro-te!
Sandra
ADORO ESCALFADOS MAS NA SOPA NUNCA FIZ MAS GOSTEI DA IDEIA.
ResponderEliminarDEPOIS DE UMA SOPAS DESSAS JÁ SE FICA SATISFEITA.
BJS
A mim apetece sempre sopa e não me fazia rogada a essa. Uma delicia. Bjs
ResponderEliminarAdoro uma sopinha assim e sabe que quando feita a olhometro, sempre saem bem! Acho tão bonitinho o nome que ai dão a esse tipo de macarrão: cotovelinhos, acho tão fofo, parecem mesmo uns cotovelinhos. Gosto muito dessa massa tbém Cris. E sopinha com sabor a infância e vó, são as melhores. Gostei demais. Beijinhos
ResponderEliminarCris, essa sopinha é deveras maravilhosa! A minha mãe faz uma sopa parecida mas sem o ovo escalfado. Tão boas que são quando está frio, ou não! :)
ResponderEliminarO teu blog é 5 estrelas! Assim como tu!
Beijinhos
Esta sopa tem a minha cara, gostei muito da sugestão e vou concerteza fazer e juntar farinheira! bjks
ResponderEliminarCris... que giro eu faço uma receita bem parecida mas não é sopa lol
ResponderEliminarÉ feijão guisado com massa cotovelos, onde junto rodelas de chouriço no refogado e depois escalfo o ovo quando tudo já está quase cozido... mas adorei a tua versão, deve ser igualmente deliciosa :D
Bjokas
Nham, adorei essa sopinha deliciosa, engraçado que a receita como a Romy falou eu tb conheço e a minha mamys faz, mas gostei muito dessa tua versao!!!
ResponderEliminarMega beijocas do tamanho do infinito e mais alem!!!
Margarida...
Uma sopa com umas cores tão lindas e muito nutritiva, gostei muito da variação com o ovo escalfado aí, deve ser uma delicia !
ResponderEliminarGostei muito da sugestão Cris !
Beijinho grande :-)
Olá amiga !
ResponderEliminarUau, que delicia ! Adorei a ideia do ovo ! Super original, e neste tempinho sabe mesmo bem uma sopinha como esta.
Beijokas.