quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Bolo de Maionese Helmann's


     Fui desfiada pela Helmann's para elaborar uma receita com esta fabulosa maionese !


     Desde miúda que lembra desta marca e da deliciosa Salada Russa que a minha avó preparava .
     Hoje as utilizações que lhe dou são inúmeras , seja em pratos com bacalhau, seja em patés ou aperitivos ou mesmo como acompanhamento de saladas e alguns pratos.
     Desta vez a utilização que lhe dei foi algo em qual nunca a tinha utilizado e sim, surpreendeu-me pela positiva ( ainda mais) ! Fiz um bolo que me tinha ficado debaixo de olho no livro Cullinarium da Vaqueiro e em que é utilizada maionese na sua confecção. Espreitem só :

Ingredientes: 

150gr de Açúcar amarelo
200gr de Maionese Helmann's 
6 ovos 
180gr de Farinha
1c. sopa de Fermento em pó
150gr de Nozes picadas grosseiramente
Açúcar em pó para decorar

Preparação:

Bate-se o Açúcar com a maionese até obtermos um creme fofo.
Junta-se as gemas e continuamos a bater. Adicionamos a farinha e o fermento, peneirados e de seguida as nozes. Reserva-se 
Batem-se as claras em castelo e envolve-se ao creme anterior .
Vai ao forno a 180ºC cerca de 35 a 40 minutos ( fazer o teste do palito) 
Deixa-se arrefecer e desenforma-se , decorando com açúcar em pó.
( utilizei também um pouco de Maple sirup ).


     Fica um bolo muito fofo e com o agradável e requintado toque da noz . Superou bastante as minhas expectativas!




     Serviu para lançar o desafio a quem o provou de descobrir qual o ingrediente secreto que tinha utilizado para fazer este bolo e devo dizer-vos que ninguém acertou!
     A cremosidade quase aveludada que a maionese lhe confere tornam este bolo perfeito para acompanhar uma bela conversa ao fim do dia acompanhado por um bom café ou mesmo um bom chá :)

     Só tenho a agradecer a Helmann´s ter-me dado mais uma oportunidade de degustar esta verdadeira maionese !

     Beijinhos doces e sejam felizes !

10 comentários:

  1. Que é diferente lá isso é...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  2. O bolo ficou bem apetitoso, adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Esse bolinho ficou com um aspecto maravilhoso.. de maionese? fiquei curiosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que diferente Cris nunca em minha vida pensei que poderia dar uso a maionese em um bolo tão lindo, e fofo. Com nozes então ficou perfeito. Desafio mais que alcançado e perfeito, ficou mesmo muito bonito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Diferente e com um excelente aspecto, tenho de experimentar
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Por acaso já tinha visto me revistas bolos com maionese mas nunca fiz.
    Mas o teu superou os que vi.
    Esta com um aspecto super delicioso
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Um bolo muito original e diferente. Uma vez já tinha visto uma receita do chefe António Silva que levava maionese,mas nunca tive coragem de experimentar. Agora, vendo o teu, fiquei com vontade,pois parece mesmo fofinho e delicioso.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  8. Olá Cris,
    Nunca tal me passaria pela cabeça, usar maionese num bolo, mas até a textura me convenceu, pois está espectacular!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo carinho da tua visita :)
Volta em breve !