O blogue Limited Edition juntou-se à Alecrim aos Molhos ( uma empresa familiar que procura comercializar produtos de qualidade superior que se distingam pela sua frescura ), e desafiou-nos a participar no seu passatempo de Natal dedicado aos Cinco Sentidos. Temos então de escolher a receita e ligá-la ao sentido que escolhermos : Visão, Olfacto, Paladar, Audição e Tacto .
Escolhi uma sobremesa, ou não se chamasse o meu blog Salpicos Doces , e esta sobremesa não sendo exclusiva desta época é presença obrigatória na mesa de Natal.
Todos os anos tentamos altera-la de alguma forma para que a apresentação seja diferente, que seja como cobertura no nosso Tronco de Natal, quer seja como recheio num bolo, ou em taças individuais, a mousse é uma das sobremesas sempre presente.
Este ano será assim, um encanto ao olhar, o cheiro e o sabor ( intenso ) a chocolate, o crepitar dos suspiros e a textura do doce de frutos vermelhos que culminam nestas deliciosas amoras que trouxe do Alentejo.
É difícil , muito difícil escolher apenas 1 sentido ... principalmente quando o melhor é a forma como esta sobremesa nos envolve quando a provamos ... Hummm o Sexto sentido , esse também lá está .
Mesmo assim, vou fechar os olhos e vou eleger o Olfacto. É verdade ! Que querem ... Adoro o cheio do chocolate, e assim junto com o doce de frutos vermelhos caseiro ... É mesmo uma perdição .
Esta mousse tem uma particularidade, é feita ao contrário! Não, não temos de fazer o pino ... temos é de bater os ingredientes pela ordem inversa . A dica foi-me dada pela minha irmã ( espreitem aqui o blog da sandra ) e realmente a mousse fica mais suave a acetinada e solidifica bem mais rápido.
Ingredientes :
( para 8 taças )
6 ovos
6 c.sopa de açúcar
200gr de chocolate de culinária (tablete)
50gr de margarina
2 c.sopa de leite
8 suspiros
8 c. sopa de doce de frutos vermelhos
amoras a gosto
Preparação da mouse :
Derretemos o chocolate com a margarina e o leite , em banho maria ou no micro-ondas ( se utilizarem o micro-ondas tenham o cuidado de ir mexendo para que o chocolate não queime ), e reservamos.
Separamos as gemas das claras e batemos as claras em castelo bem firme. Sem nunca deixar de bater , adicionamos as colheres de açúcar, uma a uma e de seguida juntamos as gemas uma a uma também.
Por fim adiciona-se o preparado do chocolate envolvendo-o delicadamente.
Colocamos a mousse cerca de 20 min no congelador, e passamo-la logo depois para o frigorífico. Ao fim de 30 a 40 minutos está pronta a servir.
Para as tacinhas individuais, fazemos então camadas :
Colocamos cerca de metade do suspiro esmigalhado no fundo da taça , colocamos uma a duas colher de sopa de mousse, de seguida outra camada de suspiro, outra de mousse e terminamos com alguns pedaços de suspiro, a colher de sopa de doce e as amoras .
Fica uma sobremesa tão boa como delicada e realmente a mousse feita desta forma fica mais aveludada. Vou ser franca convosco e estava bem céptica em fazê-la desta forma, mas a sandrocas tinha razão! Fica "no ponto"!
Guardei uma tacinha para vocês, são servidos ?
Beijinhos doces e ... sejam felizes :)
Uma sugestão mesmo gulosa!
ResponderEliminarHummmm e só podemos comer mesmo no natal?!!! Parece me muito bem!!! ;) Beijinho
ResponderEliminarAmei Cris!!
ResponderEliminarAmei a tua sobremesa e a tua descrição dos sentidos e do sentido escolhido. Eu também acho muito difícil escolher só um sentido, mas já elegi o meu e a minha sobremesa já está a começar a ganhar forma...
Beijinhos,
Lia.
deve ser maravilhosa...
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que delicia, linda e a fazer água na boca ...
ResponderEliminarBeijinho
Paula
Olá!
ResponderEliminarQue mousse maravilhosa! Na mesa de Natal já não, porque já tenho os doces escolhidos, mas não sei se não vai parar à mesa da Passagem de ano!
Obrigada!
Bjs
Olá Cris,
ResponderEliminarmousse de chocolate é sempre bem vinda em qualquer altura do ano, mas no natal não pode faltar :)
Gostei muito desta sobremesa, ficou linda e deixou-me de água na boca.
Bjns
Isabel